Mineração 4.0 | Blockchain e mineração sustentável.

A inovação que permitiu a criação de criptomoedas como o bitcoin agora está transformando a mineração e auxiliando na sustentabilidade da operação. Se você não sabe o que é o blockchain e não sabe como ele funciona, calma que a gente explica.
por Gabriel Lacerda - 02/12

O que é Blockchain?

A inovação que permitiu a criação de criptomoedas como o bitcoin agora está transformando a mineração e auxiliando na sustentabilidade da operação.

Se você não sabe o que é o blockchain e não sabe como ele funciona, calma que a gente explica.

O blockchain ou protocolo de segurança é um banco de dados distribuído que é compartilhado entre os nós de uma rede de computadores. Ele garante a fidelidade e segurança de um registro de dados e gera confiança sem a necessidade de um terceiro.

Uma diferença importante entre um banco de dados típico e um blockchain é a maneira como os dados são estruturados. Um blockchain coleta informações em grupos, conhecidos como ' blocos ' que contêm conjuntos de informações.

Os blocos têm certas capacidades de armazenamento e, quando preenchidos, são fechados e vinculados ao bloco previamente preenchido, formando uma cadeia de dados conhecida como 'blockchain'.

Todas as novas informações que seguem aquele bloco recém-adicionado são compiladas em um bloco recém-formado que também será adicionado à cadeia depois de preenchido.

Um banco de dados geralmente estrutura seus dados em tabelas, enquanto um blockchain, como seu nome indica, estrutura seus dados em blocos (blocos) que são agrupados.

Esta estrutura de dados inerentemente cria uma linha do tempo irreversível de dados quando implementada de forma descentralizada.

Quando um bloco é preenchido, ele é gravado em pedra e se torna parte desta linha do tempo. Cada bloco na cadeia recebe um carimbo de data / hora exata quando é adicionado à cadeia.

É um sistema autônomo e auditável por qualquer pessoa.

 

Blockchain na mineração e sustentabilidade.

Agora que você já entendeu o que é um blockchain, deve estar se perguntando como ele está auxiliando na sustentabilidade dentro da mineração.

Imagine uma ferramenta que armazena todas as informações de cada fase da operação de extração de minério. Assim, os compradores poderão saber com exatidão, em qualquer local do mundo, qual foi a quantidade exata de carbono emitida para a produção das commodities.

Em um mercado que cada vez mais aumenta a pressão da sociedade por práticas sustentáveis, o blockchain tem a capacidade de aumentar o valor das commodities produzidas de maneira ecológica, seguindo as melhores práticas de sustentabilidade socioambiental. Por outro lado, as empresas que não fornecerem as informações de emissão de carbono e compensações da sua operação, verão os seus produtos perderem espaço e competitividade no mercado, e como consequência, terão menos valor.

Assim, as empresas terão um grande incentivo para adotar boas práticas e mais transparência em suas operações.

O blockchain ainda é uma tecnologia recente, mas que rapidamente tem sido aplicada na indústria e que nos próximos 5 anos irá transformar nossa forma de fazer negócios.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades da mineração 4.0.

Você também pode se interessar

©2020 Serra Leste Mineração. Todos os direitos reservados.