Equidade de genero na mineração brasileira?

Equidade de gênero e s desafios enfrentados pelas mulheres para adentrar um mercado predominantemente masculino na mineração
por Mining Marketing - 18/03

"Quantas mulheres estão encabeçando essas equipes técnicas? Em quem eu posso me espelhar? No campo muitas vezes a estrutura não está preparado para receber ambos os sexos." Palavras da Geóloga Fernanda Nishiyama em entrevista ao Instituto Minere em 2020 no programa Mulheres na Mineração. Nesta entrevista ela abordou os desafios enfrentados pelas mulheres para adentrar um mercado predominantemente masculino.

A pauta sobre equidade de gênero já é tratada no setor mineral brasileiro. De acordo com o relatório divulgado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração), apenas 15% da força de trabalho é feminina e, apesar do percentual ainda baixo, o número representa um aumento em comparação a 2020. Para cargos de liderança, os números apresentam bons resultados, com 31% de contratações de mulheres frente a 69% de homens para o mesmo tipo de cargo.

Fernanda Nishiyama também fala na entrevista que “precisamos de mais modelos femininos. Como a gente vai romper isso? Trabalhando, entrando no mercado de trabalho. Meu conselho é não desista, a gente tem que lutar pelo próprio sonho.”

Mesmo que vagarozamente, os números estão mudando e a figura feminina está cada vez mais presente. As empresas estão percebendo que a diversidade, equidade e inclusão caminham lado a lado com o progresso e crescimento. Cabe a todos nós, contribuirmos com esta evolução. 

Você também pode se interessar

©2020 Serra Leste Mineração. Todos os direitos reservados.