Descubra os diversos usos da prata ao longo da história.

A prata é um dos metais mais versáteis do planeta, com uma combinação única de utilizações como metal precioso e industrial. Hoje, o uso da prata abrange muitas tecnologias modernas , incluindo painéis solares, veículos elétricos e dispositivos 5G. No entanto, o uso da prata na moeda, na medicina, na arte e na joalheria ajudou a promover a civilização, o comércio e a tecnologia por milhares de anos.
por Mining Marketing - 28/07

A prata é um dos metais mais versáteis do planeta, com uma combinação única de utilizações como metal precioso e industrial.

Hoje, o uso da prata abrange muitas tecnologias modernas , incluindo painéis solares, veículos elétricos e dispositivos 5G. No entanto, o uso da prata na moeda, na medicina, na arte e na joalheria ajudou a promover a civilização, o comércio e a tecnologia por milhares de anos.

3.000 aC - Idade Média

Os primeiros relatos de prata remontam a 3.000 aC na Turquia moderna, onde sua mineração estimulou o comércio nos antigos mares Egeu e Mediterrâneo. Os comerciantes e mercadores usavam o hacksilver - peças de prata cortadas em bruto - como meio de troca por bens e serviços.

Por volta de 1.200 aC , os gregos antigos começaram a refinar e cunhar moedas de prata nos ricos depósitos encontrados nas minas de Laurion nos arredores de Atenas. Por volta de 100 aC , a Espanha dos dias modernos se tornou o centro da mineração de prata para o Império Romano, enquanto as barras de prata viajavam pelas rotas de comércio de especiarias asiáticas . No final dos anos 1400 , a Espanha trouxe sua afinidade com a prata para o Novo Mundo, onde descobriu os maiores depósitos de prata da história nas colinas empoeiradas da Bolívia.

Além do uso da prata no comércio, as pessoas também reconheciam a capacidade da prata de combater bactérias. Por exemplo, recipientes para vinho e comida eram geralmente feitos de prata para evitar que se deteriorassem. Além disso, durante o surgimento da peste bubônica na Europa medieval e renascentista, as pessoas comeram e beberam com utensílios de prata para se protegerem de doenças.

Anos 1800 - 2000

Novos usos medicinais da prata surgiram nos séculos XIX e XX . Os cirurgiões costuraram as feridas pós-operatórias com suturas de prata para reduzir a inflamação. No início dos anos 1900 , os médicos prescreveram colírios de nitrato de prata para prevenir a conjuntivite em bebês recém-nascidos. Além disso, na década de 1960 , a NASA desenvolveu um purificador de água que distribuía íons de prata para matar bactérias e purificar a água em sua espaçonave.

A Revolução Industrial impulsionou o início das aplicações industriais da prata. Graças à sua alta sensibilidade à luz e refletividade, tornou-se um ingrediente-chave em filmes fotográficos, janelas e espelhos. Mesmo hoje, as janelas dos arranha-céus costumam ser revestidas de prata para refletir a luz do sol e manter os espaços internos frescos.

Anos 2000 - Presente

O uso da prata já percorreu um longo caminho desde o hacksilver e utensílios, evoluindo com o tempo e a tecnologia.

A prata é o metal mais eletricamente condutor , o que o torna uma escolha natural para dispositivos eletrônicos. Quase todo dispositivo eletrônico com interruptor ou botão contém prata, de smartphones a veículos elétricos. Os painéis solares também utilizam prata como camada condutora em células fotovoltaicas para transportar e armazenar eletricidade de forma eficiente.

Além disso, tem várias aplicações medicinais que vão desde o tratamento de queimaduras e úlceras até a eliminação de bactérias em sistemas de ar condicionado e roupas.

Prata para o Futuro

A prata sempre foi útil para indústrias e tecnologias devido às suas propriedades únicas, desde sua natureza antibacteriana até a alta condutividade elétrica. Hoje, a prata é crítica para a próxima geração de tecnologias de energia renováve



Você também pode se interessar

©2020 Serra Leste Mineração. Todos os direitos reservados.